LENTES
Tipos de LentesLentes são elementos ópticos, feitos de vidro ou plástico, capazes de dirigir ou desviar os raios de luz. Existem dois tipos básicos de lentes:
Lentes Convergentes (positivas)
Dirigem os raios de luz para um ponto central. Quanto mais espessa e curva for a superfície de uma lente, maior será sua capacidade de desviar a luz. Isto é medido como sua distância focal – a distância do centro da lente até o ponto no qual convergem os raios paralelos nela incidentes. Quanto menor for a distância focal da lente, mais desviada será a luz.
Lentes Divergentes (negativas)
Desviam os raios de luz a partir de um ponto central para um ângulo mais aberto.
Objetivas
A objetiva é um acessório da câmera fotográfica e um dispositivo óptico composto de um conjunto de lentes utilizado no processo de focalização ou ajuste de foco da cena a ser fotografada. Ela é responsável pela angulação do enquadramento e pela qualidade ótica da imagem. A objetiva á a interface entre a cena e o filme fotográfico e suas características implicarão diretamente na qualidade da fotografia.
Do conjunto de lentes componentes, resultará uma distância focal resultante, a qual será a distância focal da objetiva.
Ela é a parte mais importante de qualquer câmera. para uma boa fotografia é indispensável uma boa objetiva. Sua qualidade é avaliada pela sua definição e nitidez da imagem. Embora uma objetiva seja de boa qualidade, pode não se prestar ao que se pretende realizar com ela.
A característica que mais distingue uma objetiva de outra é a distância focal - distância existente entre a objetiva e o plano de foco, quando a objetiva está focada para o infinito (uma grande distância, da qual os raios de luz chegam na objetiva praticamente paralelos). É comum definir-se uma objetiva por sua distância focal ou por sua distância focal relativa (normal, curta e longa).
A distância focal da objetiva também controla a ampliação (tamanho da imagem produzida pelas lentes) e o ângulo de visão (a porção de cena inclusa na imagem). Uma objetiva de curta distância focal (lente mais fina), desvia bastante os raios de luz. estes focam, portanto, bem perto da objetiva e formam uma imagem pequena do objeto focado. Já uma objetiva de grande distância focal (lente mais grossa), desvia pouco os raios de luz, portanto, maior será a ampliação da imagem e mais longe das lentes ela se formará.
Ao se utilizar uma objetiva de grande distância focal, teremos um ângulo de visão menor e, portanto, maior será o tamanho relativo do objeto focalizado. Com uma objetiva de menor distância focal, teremos um maior ângulo de visão e, portanto, a fotografia abrangerá uma maior porção de cena na qual o objeto focalizado aparecerá com um tamanho relativo mais reduzido.
Para entender tal fenômeno, pode-se pensar naquilo que acontece quando fazemos um círculo utilizando nosso polegar e o dedo indicador. À medida que afastamos o círculo de nossa vista, vamos reduzindo nosso ângulo de visão, abrangendo, desta forma, uma porção de cena cada vez menor. Já, à medida que o aproximamos da vista, mais porção de cena conseguimos ver através dele, pois o ângulo de visão é maior.
Basicamente, existem três tipos de objetivas:
- as grande-angulares que, quando radicais, levam o nome de olho-de-peixe (fish eye),
- as normais
- e as teleobjetivas.
Para saber classificá-las, é necessário descobrir a objetiva normal, mas, para isso, temos que aprender o que é distância focal. Quando a imagem entra na câmera escura, ocorre sua inversão e é desse ponto até o plano do filme que medimos a distância focal de uma objetiva.
Se calcularmos a diagonal no fotograma que a janela do obturador produz e transportarmos essa medida para a distância focal, teremos uma normal, ou seja, uma objetiva onde as relações de distância não se alteram. Ex.: A diagonal do fotograma 35 mm é de, aproximadamente, 43 milímetros; assim, sua objetiva normal seria uma 43 mm, mas no caso da 35 mm, aceita-se a 50 mm como normal por uma questão de mercado e pela sua facilidade de construção.
Uma vez descoberta a normal, toda objetiva que tiver uma distância focal maior será uma tele e a que tiver distância focal menor será uma grande-angular.
Sempre que se fala em fotografia de produtos, fala-se em qualidade e muito deste conceito está contido na escolha apropriada das objetivas.
Como se sabe, uma objetiva será normal para seu formato de câmara, quando a distância focal (DF) da mesma é aproximadamente igual ao valor da diagonal do formato, ou seja, em uma 4 × 5 sua normal terá 150 mm de distância focal, numa 5 × 7 a normal será de 210 mm de DF e para 8 × 10 a DF normal será de 300 mm.
Nas câmaras de formato médio são normais objetivas com distâncias focais de 75 mm, 90 mm, respectivamente para formatos de 6 × 6 cm e 6 × 9 cm. Nos pequenos formatos, 50 mm é a distância focal normal.
Na escolha de objetivas para produtos, devemos possuir uma normal, uma grande angular média e algumas de distâncias focais maiores que a normal (TELES).
Todas as objetiva deverão ser tratadas para correção cromática, assim como corrigidas todas as aberrações fundamentais (esférica etc.). Uma boa definição e luminosidade acrescentarão qualidade e maneabilidade no trabalho diário.
Quando falamos de características, cada objetiva, por sua construção, tem as seguintes diferenças:
- Distorção de borda: Causada pelo arredondamento das lentes.
- Profundidade de Campo: Alterada pela mudança de distanciamento ou aproximação do enquadramento.
- Luminosidade: Para uma objetiva ser bastante luminosa, é necessário que ela tenha um diafragma bem aberto, mas, para isso, é preciso que ela seja construída com material de boa qualidade (portanto, mais cara), caso contrário, não será possível uma grande abertura.
- Foco mínimo: É a menor distância na qual se obtém foco.
- Relação de planos: As objetivas alteram a relação de distância de acordo com o enquadramento escolhido.
Explicando melhor: depois de escolher o motivo, faça o foco e selecione uma abertura, por exemplo F=16. Procure em seguida, na escala de foco, os números que indicam as distâncias relativas à abertura F=16: uma delas deve indicar a distância mais próxima e a outra, a mais distante. Dentro destes dois intervalos, qualquer coisa deverá ficar em foco.
Anel de Escala de Abertura do Diafragma: 2 – 2.8 – 4 – 5.6 – 8 – 11 – 16 – 22
Anel de Escala de Profundidade de Campo: 22, 16, 8, 4 <> 4, 8, 16, 22
Escala de Distância – foco em metros (m): 0.45 – 0.5 – 0.6 – 0.8 – 1 – 1.5 – 2 – 3 – 10
Escala de focos em pés (ft). Um (1) metro é igual a 3.28 pés e 1 pé é igual a 0,3048 metros:
1.55 (0,5 m) – 1.8 (0,55 m) – 2.2 (0,7 m) – 3 (0,9 m) – 4 (1,2 m) – 6 (1,8 m) – 8 (2,4 m) – 15 (4,6 m)
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