segunda-feira, 2 de setembro de 2013

 OBJETIVAS

Tipos de Objetivas
Como já dissemos, a principal característica que distingue uma objetiva de outra é a sua distância focal. Neste sentido, existem três tipos básicos de objetivas: normal, teleobjetiva e grande angular.
Normal ou Padrão:
Quando a distância focal de uma objetiva (linha pontilhada) é aproximadamente igual à diagonal do negativo (linha tracejada), considera-se esta objetiva “normal”. Quando apontada para um motivo (que está simbolizado, no desenho, através do círculo), capta raios luminosos num ângulo de aproximadamente 50° – o mesmo do olho humano projetando-os contra o filme sob o mesmo ângulo.
Imagem produzida por Sérgio Sakall.
A objetiva normal (ou Standart) possui uma distância focal (linha pontilhada) aproximadamente igual à diagonal do filme ou negativo utilizado (linha tracejada). Por exemplo, uma objetiva de 50 mm é normal para uma câmera de 35 mm, cuja diagonal do negativo mede cerca de 45 mm. Quando apontada para o motivo, capta raios luminosos num ângulo de aproximadamente 46° graus – o mesmo ângulo útil do olho humano – projetando-os contra o filme sob o mesmo ângulo.
São as objetivas de 35 mm, 45 mm, 50 mm e 55 mm. Geralmente para as objetivas de 50 mm, mais ou menos 3 metros já é considerado infinito.
Teleobjetiva ou Objetiva de Foco Longo:
Numa teleobjetiva, a distância focal (linha pontilhada) é consideravelmente maior que a diagonal do filme ou negativo utilizado (linha tracejada). Assim, a luz entra na máquina segundo um ângulo mais agudo que o da visão humana, o que permite obter uma imagem muito aumentada de uma pequena área. O ângulo de visão é mais restrito. Para uma câmera de 35 mm, por exemplo, uma lente de 135 mm proporciona um ângulo de visão de cerca de 16° graus.
As teleobjetivas aproximam as cenas (aumentam o tamanho da imagem) e reduzem a quantidade de cena que será incluída no filme, permitindo trabalhos a longas distâncias. A profundidade de campo é bastante reduzida e também é diminuída a sensação de perspectiva entre os planos da cena.
Imagem produzida por Sérgio Sakall.
Para as câmeras de 35 mm, usam-se muito e com bons resultados: lentes de 105 mm; enquanto para as máquinas Reflex 6 × 6 cm a teleobjetiva correspondente é a de 200 mm. São as objetivas de 210 mm até 2.000 mm. O ângulo de visão é fechado. A Teleobjetiva é usada para integrar um indivíduo ao ambiente.
Grande-Angular:
Aqui, a distância focal da objetiva (linha pontilhada) é cerca de 2/3 da diagonal do negativo (linha tracejada). Isto a define como uma grande angular, pois proporcionam um maior ângulo de visão. As objetivas do tipo grande angular tem um ângulo de visão de 75° graus, ou cerca de 50% mais do que o olho pode ver nitidamente olhando o mesmo objeto. A distância focal mais comum de uma grande angular para uma câmera 35 mm é de 28 mm; para uma Reflex de duas objetivas, seria de 55 mm. Por exemplo, uma objetiva de 28 mm para uma câmera de 35 mm, o ângulo de visão é de cerca de 73% graus.
A relação acima implica em uma profundidade de campo maior em comparação a uma objetiva normal, além do que perspectivas mais acentuadas, podendo, em alguns casos, distorcer os cantos da imagem. É importante notar que uma objetiva de 50 mm, que é normal para uma câmera 35 mm, é uma grande angular para uma câmera 120.
Imagem produzida por Sérgio Sakall.
São as objetivas de 4 mm, 6 mm, 12 mm, 16 mm, 18 mm, 20 mm, 24 mm, 28 mm e 40 mm. Usada para ambientes amplos internos ou externos. A mais usada é a objetiva de 28 mm, que fotografa um ângulo de quase 90 graus.
As objetivas de grande-angular são usadas para se fotografar uma imagem com ângulo grande e na qual não se tem muito espaço físico para se trabalhar. Em fotos com grande-angular é preferível usar uma objetiva fixa ao invés de outra com zoom, pois pode-se tremer ao fotografar a imagem.
Semi-Teleobjetiva:
São as objetivas de 60 mm, 70 mm, 100 mm, 105 mm, 120 mm, 135 mm, 180 mm, 200 mm. Perfeitas para capturar fotos de um ângulo mais alto, ou ainda quando se quer capturar os detalhes de um assunto sem ter que se aproximar demais.
Abaixo (lado direito da tela), uma objetiva 135 mm, Tele-Elmar f4.0 (filtro 39 mm) – Germany. Preta, excelente estado, não tem riscos, lentes cristalinas sem qualquer traço de fungos. Com as tampas originais e parasol Leica. Valor estimado: R$1.600. Do lado esquerdo, corpo Leica M6 chrome (0.72), adquirida nova, em Portugal, portanto o fotógrafo foi o único dono. Na caixa, com manual e nota fiscal da revenda oficial. Valor estimado: R$5.500. Fotos de Marcelo Vigneron, recebida em 20/11/2005, ocasião em que o próprio fotógrafo ofereceu o equipamento para venda.

Tutoriais do Formiga

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!